Trata de artigo expositivo concernente à criação do projeto-piloto denominado "Artigo em Foco", considerado uma gescon (gestação consciencial) grupal, desenvolvida conjuntamente pelos professores do IIPC-Curitiba, que voluntariam no Pesquisarium. Assim, a proposta desse artigo é apresentar o projeto e a metodologia adotada, que visa impulsionar os participantes (voluntários da instituição) a ingressarem no holopensene da pesquisa conscienciológica. A intenção é apresentar as primeiras impressões desse projeto, de forma qualitativa, vislumbrando o processo intraconsciencial dos participantes para construção da escrita, por meio da definição e aprofundamento de um tema de pesquisa e da interconexão assistencial, facilitando o processo de autopesquisa (reciclagens conscienciais). A metodologia adotada tem seu fundamento no paradigma consciencial e também em didáticas e paradidáticas correlatas, especialmente, àquelas que impulsionam o pesquisador, por meio de um processo tarístico e de ensino-aprendizado empoderador, na responsabilização da im plementação de uma gescon, muitas vezes integrante da programação existencial.
Parapedagogia Adriana Accioly Gomes Massa, Sheila Torquato Humphreys, Tomas Hogan ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)
Trata de artigo expositivo concernente à criação do projeto-piloto denominado "Artigo em Foco", considerado uma gescon (gestação consciencial) grupal, desenvolvida conjuntamente pelos professores do IIPC-Curitiba, que voluntariam no Pesquisarium. Assim, a proposta desse artigo é apresentar o projeto e a metodologia adotada, que visa impulsionar os participantes (voluntários da instituição) a ingressarem no holopensene da pesquisa conscienciológica. A intenção é apresentar as primeiras impressões desse projeto, de forma qualitativa, vislumbrando o processo intraconsciencial dos participantes para construção da escrita, por meio da definição e aprofundamento de um tema de pesquisa e da interconexão assistencial, facilitando o processo de autopesquisa (reciclagens conscienciais). A metodologia adotada tem seu fundamento no paradigma consciencial e também em didáticas e paradidáticas correlatas, especialmente, àquelas que impulsionam o pesquisador, por meio de um processo tarístico e de ensino-aprendizado empoderador, na responsabilização da im plementação de uma gescon, muitas vezes integrante da programação existencial.
Parapedagogia Tomas Sheila Torquato
Hogan Adriana Accioly Gomes
Humphreys Massa ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)